Primeira conferência inter-universitária sobre deficiência na Costa Rica

Costa Rica y discapacidad

O país-paraíso a cada dia está mais perto de o ser graças a iniciativas como a Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Costa Rica. A conferência realizou-se nos passados dia 9 e 10 de outubro no auditório da universidade e contou com a presença de vários representantes de universidades públicas.

Com o objetivo de analisar o papel das universidades no domínio da deficiência, educação inclusiva e orientação, realizaram-se  uma série de mesas-redondas e exposições abertas.

Alguns dos tópicos discutidos nestas conversas e debates foram: pesquisa e ação social na deficiência, serviços especializados para alunos com deficiência, atenção aos alunos com deficiência no ensino superior e bibliotecas acessíveis a todos, entre outros.

E para as compatriotas que não tinham a opção de viajar para San Jose, uma reunião patriótica (que ainda está por vir) é o II Congresso Internacional de Universidade e Incapacidade que terá lugar nos próximos dias 27 e 28 de novembro em Madrid (Espanha). Uma reunião onde o debate, ideias e estratégias de tod@s terá uma importância especial.

Finalmente, uma pequena reflexão: parece que a maioria dos Estados Ibero-americanos vão avançar para a inclusão e para a igualdade de oportunidades no campo da deficiência. Costa Rica junta-se a muitos outros países latinos a preparar iniciativas sobre o assunto. Viva!

Ana_Avatar

Ana