*

A UJAT Tabasco participa no workshop “Deficiência: um desafio com consciência humana”

alt="tabasco"

Para consolidar o projeto de atenção integral às pessoas com síndrome de Down e com deficiência intelectual, será realizado o workshop “Deficiência: um desafio com consciência humana e esforço partilhado” promovido pelo DIF Tabasco em coordenação com a Consultoria Frederick Soler, que dirige o Psic. Alicia Manzanilla Fojaco e a Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (UJAT).

Ao reconhecer o interesse da Presidente do sistema DIF de Tabasco, Martha Lilia López Aguilera, por dar atenção integral às pessoas com deficiência, a Psic. Alicia Manzanilla Fojaco convidou todas as pessoas que tenham interesse em apoiar o desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual, sejam profissionais, pais, acompanhantes ou responsáveis que participem neste workshop, que será composto por 4 temas desenvolvidos especialmente para a atenção a este sector da população. Entre eles: “Leitura e escrita”, “Ensino da matemática”, “sexualidade e competências sociais” e “integração sensorial e oficina de competências académicas”, que têm como principal objetivo dar um acompanhamento no desenvolvimento intelectual e social das pessoas com alterações no cromossoma 21.

Por outro lado, Elena Manzanilla Fojaco, Diretora do departamento de Saúde e Bem-estar de Frederick Soler, comentou que é uma grande conquista que este workshop se realize no estado de Tabasco, o qual já se realizou noutros Estados da República com resultados muito animadores, salientando que a questão da leitura e da escrita é um curso prático para que todas as pessoas envolvidas na educação de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual possam aceder à alfabetização e com isto quebrar o tabu de que estas pessoas são incapazes de aceder a estes níveis de conhecimento. O método usado é trazido de Espanha e está comprovado que é uma maneira fácil e prática para que este sector da população possa aprender a ler e a escrever.

Da mesma forma, afirmou que o tema “Ensino da matemática” confirma que com métodos em concordância com as características próprias destas pessoas pode ser possível que acedam ao conhecimento e à prática das operações básicas e com algum grau de complexidade, que lhes permita interagir de forma independente na vida quotidiana.

O curso está programado para cem pessoas e por gestão da Professora Martha Lilia López Aguilera, cada tema terá um custo de US $750, desde que eles assistam aos quatro, ou seja, ao workshop completo; e mil pesos cada tema de uma forma unitária. Note-se que o custo desses cursos em todo o país é superior os 2500 pesos e será ministrado nas seguintes datas:

Leituta e escrita: 14 e 15 de agosto.

Ensino da matemática: 11 e 12 de setembro.

Sexualidade e competências sociais: 13 e 14 de novembro.

Oficina de Competências Académicas e de Integração sensorial: 11 e 12 de dezembro.

Para se inscrever Clique Aqui.

Leave A Comment

*

Online Shopping in BangladeshCheap Hotels in Bangladesh