A UNNE será sede das Sessões Nacionais Universidades sobre a deficiência em 2016

alt="UNNE"

Assim resolveram os participantes da Reunião da Comissão Interuniversitária Deficiência e Direitos Humanos do CIN que se reuniram na Universidade Nacional do Litoral nos passados dias 10 e 11 de setembro. A sede, a UNNE, foi decidida por consenso dos representantes acreditados de entre as 6 candidaturas apresentadas pelas universidades de Cuyo, San Juan, La Rioja, UADER, Salta e a UNNE localizada na Argentina.

A Universidade Nacional Nordeste representada pelo Secretário-geral para Assuntos Sociais, Dr. Jorge Saucedo e o coordenador do Projeto “UNNE Inclusiva” e Diretor de Desenho Universal Nea, arquiteto Julio Putallaz participou dias atrás da terceira Reunião da Comissão Inter-Universitário Deficiência – CID – e Direitos Humanos – DDHH – do CIN. A abertura esteve a cargo do reitor da UNL, doutor Albor Cantard, que foi acompanhado pela Secretária de Estado do “Bem estar” T.O. Katya Zuska e a coordenadora da CID e DDHH, a Lic. Marcela Mendez.

Com uma agenda intensiva foram abordados documentos descritivos de práticas e estratégias sobre a questão da inclusão de pessoas surdas e a acessibilidade a bibliotecas e a outros materiais de estudo; o relatório descritivo de projetos da acessibilidade académica da Convocatória PODés da SPU, os esforços realizados junto  do Ministério da Educação e a Comissão Consultiva Nacional Assessora para a integração das Pessoas com Deficiência – CONADIS e a definição da sede das Jornadas 2016. A Universidade anfitriã apresentou o seu Projeto de Biblioteca Digital e uma exibição de basquete de uma equipa de alunos cegos num campo indoor acessível.

Os representantes da UNNE defenderam a proposta fundamentando-a nas forças institucionais da UNNE e apresentou os progressos feitos em termos de infraestruturas acessíveis, o Projeto de Fortalecimento das capacidades institucionais para os cuidados a Pessoas com Deficiência aprovado na Convocatória de Acessibilidade Académica (PODés-SPU) e o Programa Integral de inclusão, recentemente criado pelo Honorífico Conselho Superior desta Universidade.

Fonte : http://www.diariochaco.com/noticia/la-unne-sera-sede-de-las-jornadas-nacionales-universitarias-de-discapacidad-en-el-2016