Bolsas para promover a capacidade artística das pessoas com deficiência

alt="capacidade artística"

O Instituto Municipal de Arte e Cultura de Puebla (México), através a Subdireção da Cultura para a Não-violência apresentou a 1ª Edição das Bolsas Diverso com o objetivo de beneficiar as pessoas com deficiência através de projetos culturais e artísticos.

Nesta convocatória poderão participar fundações, associações, coletivos, associações civis e cooperativas com projetos inéditos que fomentem a capacidade artística das pessoas com deficiência. O objetivo destas Bolsas Diverso é facilitar a inclusão na vida social e promover o trabalho e a formação dos artistas com deficiência em todas as disciplinas artísticas.

O prazo para apresentação de candidaturas é de 4 a 30 de setembro de 2015 através da página: www.imacp.gob.mx. O júri irá selecionar cinco finalistas dos quais dois irão receber a bolsa de estudos. Esta será a contribuição económica necessária para desenvolver a proposta do projeto em quatro meses.

Se vamos a Espanha encontramos outra chamada para bolsas, muito semelhante a esta para pessoas com deficiência. Estamos a falar das Bolsas Hefesto convocadas pela Fundação Universia e pelo Instituto Nacional de Artes Cénicas e Música, cujo objetivo é promover a formação em artes cénicas e musicais, gestão cultural e formação técnica em artes do espetáculo. Outra das possibilidades que contempla estas ajudas é o fomento da mobilidade internacional com os mesmos fins formativos.

Este programa foi criado com o objetivo de promover a integração sócio profissional de pessoas com deficiência, ajudando a reforçar o princípio da igualdade de oportunidades. Na edição anterior, as Bolsas Hefesto ajudaram seis alunos bolseiros de diferentes partes de Espanha e um estudante renovou a mobilidade internacional na Anglia Ruskin University de Cambridge.

As Bolsas Hefesto Fundação Universia – INAEM podem ser solicitadas de 27 de julho a 9 de outubro, através do seu site.