*

Comemoramos o #DiaDaInternet com os melhores sites derrubadores de barreiras

barrera

O acesso à informação é um direito. Apesar disso, são cada vez mais as diferenças entre as pessoas que podem aceder às informações e as que não o podem fazer. Por ocasião do dia da Internet, selecionamos os melhores sites no domínio da deficiência e acessibilidade dos países ibero-americanos.

Primeiro um pouco de história. O dia da Internet surgiu por iniciativa da Associação dos Utilizadores de Internet, à qual se juntaram várias associações ibero-americanas que viram com interesse partilhar numa data específica as suas ações para aproximar a Sociedade da Informação dos cidadãos.

Uma das primeiras barreiras de acesso à rede, é a tecnologia. Neste âmbito destaca-se a ATeDis. Uma entidade argentina que promove a implementação de políticas públicas e de projetos que facilitam o acesso às tecnologias através de Produtos de Apoio.

Mas a barreira tecnológica não é a única, existem muitas outras como a económica, a física, a social ou a cultural. Daí a importância de trabalhar todas como um nó e não como um vértice (é tempo das redes e do trabalho em equipa). Neste campo destaca a Rede Ibero-americana de Especialistas na Convenção sobre os direitos das Pessoas com Deficiência e a Rede Colombiana de Universidades pela Deficiência. Ambas unem forças dos diferentes países para juntas derrubarem barreiras.

Nos últimos anos, assistimos a uma mudança de paradigma no que se refere ao emprego. Com apenas um clique podes consultar as ofertas sem sair de casa através (e obrigado) da Internet. Uma agência de recrutamento espanhola que luta pela inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é a Fundación Universia. Além disso, existem muitas outras entidades que abordar este âmbito como o COCEMFE, a Fundación ONCE, a Fundación Adecco, a FSC Inserta ou a Fundación Manpower.

A reflexão desta semana é uma mistura de preocupação e de gratidão. Fomentar a inclusão na Rede é um dos objectivos que devemos ter em conta. Portanto, queremos lembrar o quão necessário é termos uma web para tod@s e agradecer os esforços que se tem sentido.

Gizmo

 

Leave A Comment

*

Online Shopping in BangladeshCheap Hotels in Bangladesh