Estudantes e trabalhadores do ULS aprendem a Língua de Sinais Chilena

serena

A baixa presença na Universidad de Chile de estudantes surdo e a eficácia da Língua de Sinais são alguns dos fatores que motivaram Ricardo Araya, um estudante da Universidade de La Serena, para lançar o seu projeto “Por um futuro sem diferenças”. Um programa cujo objetivo é instruir os trabalhadores e os alunos com esta linguagem.

“Para um futuro sem diferenças” é desenvolvido neste âmbito. Um programa formado por dois cursos. Um para alunos e outro para os funcionários. O curso para os funcionários terá uma duração de 60 horas e pode ser frequentado por um máximo de 25 pessoas. Por outro lado, o curso para os alunos terá uma duração de 45 horas e envolverá os alunos das licenciaturas de enfermagem, fisioterapia e algumas de pedagogias na área de educação da faculdade de ciências humanas.

Os dois workshops serão realizados no auditório da Direção de recursos humanos do Campus Isabel Bongard da Universidad de la Serena.

Alguns dos objectivos do workshop são: que os trabalhadores possam comunicar com pessoas surdas; promover uma visão de Universidade inclusiva; divulgar a questão da deficiência e promover o respeito; sensibilização positiva e gerar discussões positivas sobre uma Universidade inclusiva, entre outros.