Estudantes universitários com deficiência recebem computadores para melhorar a aprendizagem. Chile

chile

A fim de reforçar a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior, o Serviço Nacional de Deficiência, Senadis e Desenvolvimento Social, entregou dois computadores a estudantes da Universidad Austral de Chile e da Universidad de Magallanes.

Esta iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social através do Senadis, promovendo iniciativas inclusivas como o concurso nacional de projetos de Inclusão Social, convocatória do Ensino Superior.

“Eu sempre pensei que era eu que tinha que me adaptar ao meu ambiente”

O primeiro computador com impressora foi entregue a uma estudante com deficiência visual de Educação Pré-escolar da Universidad de Magallanes, Fanny Valenzuela. “Ao longo da minha vida de estudante, sempre pensei que, com a minha situação de incapacidade, era eu que tinha que me adequar ao meu ambiente e às situações diárias de estudo. Agora, com este computador, tudo será mais fácil e poderei ter autonomia no meu estudo, sobretudo com a leitura que é o que mais me custava a fazer”, comentou a estudante.

Outro dos alunos beneficiados foi Mauricio Muñoz, um estudante de Construção e Obras Civis da Universidad Austral do Chile. O jovem recebeu das mãos do Secretário do Ministério do Desenvolvimento Social um computador que lhe facilitará a realização os seus trabalhos escolares.

Durante a cerimónia, Maurício expressou a sua gratidão. “A incorporação desta ferramenta é muito importante e é muito valorizada por mim, pois vou poder utilizá-la nas aulas para transcrever tudo.” Perante a minha deficiência que não me permite escrever tão rápido, o computador vai fazer este tipo de trabalho. Vai ser como as minhas mãos”, disse ele.