Finaliza a 63ª Assembleia do Conselho Federal sobre a Deficiência. Argentina

mar-del-plata-asamblea-discapacidad

O Conselho Federal sobre deficiência terminou ontem, sexta-feira, 19 de dezembro. O evento foi realizado no Grand Hotel da cidade de Mar del Plata e contou com representantes do governo e organizações da sociedade civil, nomeados pelas províncias.

Durante a reunião foram abordados temas de política pública e outros ligados à temática específica em causa. Desta forma, e com o objetivo de promover a participação dos jovens, realizou-se houve também o Parlamento da juventude e o Conselho Federal de Deficiência de Juventude.

O Presidente da Comissão Consultiva Nacional para a Integração das Pessoas com Deficiência (CONADIS) enfatizou a colocação de organismos nacionais como a Secretaria de Assuntos municipais e a assinatura do acordo com as Aerolíneas Argentinas. Além disso, no âmbito internacional, ressaltou a escolha da Argentina para presidir o Comité sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra pessoas com deficiência (CEDDIS) da OEA.

Além disso, também foi alvo de destaque a aprovação do Plano de trabalho para 2015-2016 da Comissão Permanente sobre a deficiência do Mercosul, que incidirá sobre a capacidade jurídica e o acesso à justiça e observou que, desde a montagem anterior, o coordenador do Comitê de programas para pessoas com deficiência tratou de 570 projetos a favor da inclusão das pessoas com deficiência.

Os Jovens com deficiência de todo o país formularam propostas sobre a maior geração de conteúdos acessíveis para a televisão digital, novas tecnologias e educação inclusiva. A próxima Assembleia CONADIS será realizada a 11, 12 e 13 de março de 2015 na cidade de Buenos Aires.