Fundación Universia e CERMI preparan o segundo estudo «Universidade e Deficiência»

Fundación Universia e o Comité Español de Representantes de Personas con Discapacidad (CERMI) já começaram a preparar o segundo estudo «universidade e Deficiência», em colaboração com as universidades espanholas. Este relatório tem como objetivo medir o processo de inclusão de alunos com deficiência e determinar a evolução da variável de deficiência no sistema universitário.

O primeiro estudo, envolvendo 48 universidades espanholas, revelou que o número de alunos com deficiência nas universidades está diminuindo à medida que continua com a conclusão do ensino superior. Em geral, o perfil da comunidade universitária é o homem com deficiência, tem principalmente com deficiências físicas e realiza ramo de pesquisa de Ciências Sociais e Direito, seguido por estudos de Ciências da Saúde.

De acordo com o relatório sobre a deficiência da Universidade e da Fundación Universia, em colaboração com o CERMI, universidade desativados representam apenas 1,1% dos inscritos. Apesar de este número dobrou em cinco anos, atingindo no curso 2013-2014 os 19.953 alunos com deficiência, ainda há uma lacuna significativa na representação deste setor da população na Universidade.

O segundo estudo incorpora uma novidade em relação à anterior, e esta é a integração dos próprios alunos com deficiência sobre o grau de inclusão universitária. Os dados extraídos dessas pesquisas serão incorporadas como variáveis ​​que tornam o estudo e comparação dos trabalhos posteriores.

O relatório final do estudo será apresentado no último trimestre de 2014. Durante o mesmo estado da inclusão da deficiência nas diferentes variáveis ​​da universidade será refletida, enquanto que fará um balanço da situação atual em relação ao nos conhecemos no primeiro estudo. Essa comparação vai identificar as mudanças que ocorreram, bem como áreas de melhoria para o futuro, de uma maneira confiável.

carol-avatar02

Carolina