Honduras caminha em direção a novos espaços inclusivos

Discapacidad en Honduras
Uma coisa simples como ir a uma aula pode ser uma odisseia para muitos. A nova iniciativa das Honduras para eliminar estas barreiras e criar espaços inclusivos nas salas de aula da Universidade, um incentivo para que os países vizinhos coloquem as “barbas de molho”.

Professores e alunos de Educação especial da  Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM)  realizaram a jornada “Caminhando para espaços de aula inclusivos”, para promover uma cultura de tolerância e respeito aos alunos com deficiência.

Honduras partilhou esta experiência com a sua vizinha Costa Rica, com o objetivo de aprender novas formas de cuidar das pessoas com deficiência na sala de aula.

Durante o encontro foram abordadas questões como estratégias inclusivas para pessoas com deficiência em sala de aula da Universidade, adaptações curriculares, os deveres e direitos das pessoas com deficiência. Outro objetivo da conferência foi facilitar espaços de reflexão, capacitação e trabalho em equipa com professores da UPNFM que desenvolvem habilidades e conhecimentos pedagógicos.

UPNFM trabalha num Projeto de Atenção à Diversidade (PAD) de equiparar o acesso, a retenção e a promoção de oportunidades de ensino superior de projeto. Uma ação essencial e necessária no país.

A Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán conta esta semana com os nossos parabéns. Espero que a iniciativa seja a primeira de muitas e continuem a trazer a Universidade para tod@s os que querem e precisam.

Mais informações AQUI.

Ana_Avatar