I Congresso Ibero-americano sobre a Deficiência Intelectual

alt="Congresso Ibero-americano"

O I Congresso Ibero-americano sobre a Deficiência Intelectual realiza-se de 25 a 27 novembro em Oaxaca (México) e tem um objetivo muito claro: promover os direitos humanos das pessoas com deficiência intelectual. Para atingir este objetivo, serão desenvolvidas uma série de ideias, tais como a identificação de chaves de trabalho que favoreçam a qualidade de vida e inclusão social; a reflexão sobre o envelhecimento das pessoas com deficiência e os programas que garantem uma velhice satisfatória, a análise das suas causas, que favorecem ou dificultam a inclusão escolar; e conhecer estratégias inovadoras nesta área, o conhecimento de experiências bem-sucedidas de inclusão laboral das pessoas com deficiência e o desenho de programas que as promovam e a reflexão sobre o papel das famílias como agente chave de inclusão e de desenvolvimento das pessoas com deficiência.

O Congresso destina-se a profissionais, estudantes e familiares de pessoas com deficiência intelectual e pessoas interessadas neste campo.

Este evento contará com inúmeras atividades. Salientamos as palestras que serão desenvolvidas por personalidades que se destacam nesta matéria como Miguel Angel Verdugo, que vai apresentar “O problema social da deficiência intelectual e os desafios para indivíduos, famílias e escola” ou Gonzalo Berzosa que vai tratar um tema tão complexo como “O envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual”. Outras atividades a realizar são os workshops que vão abordar ideias tão interessantes como o desafio profissional que as pessoas com deficiência intelectual enfrentam; programas de intervenção com famílias: informação, formação e associação ou modelos de alojamento alternativos ao lar familiar.

Para finalizar, foi organizado um simpósio com a participação espanhola, mexicana e chilena, intitulado: “O futuro das pessoas com deficiência intelectual na América Latina: desafios e expectativas”.

Mais informação: http://congreso-iberoamericano-discapacidad.aceptamecomosoy.org/