Indra e UTEL assinam acordo para beneficiar pessoas com deficiência no México

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Indra e a Universidad Tecnológica Latinoamericana en Línea (UTEL) da Cidade do México assinaram um acordo de colaboração para facilitar o acesso às ferramentas tecnológicas para pessoas com deficiência.

A empresa vai facilitar o acesso às ferramentas Headmouse e Virtualkeyboard para permitir descarrega-las gratuitamente através de um link na página web da Universidade.

Ambas as ferramentas, permitem que pessoas com mobilidade reduzida controlem o rato e o teclado de um computador através de uma webcam e dos movimentos da cara e da cabeça. O funcionamento do dispositivo baseia-se no uso de uma câmara de baixo custo para captar o movimento da cabeça do utilizador à frente do ecrã.

Tanto a HeadMouse, como a Virtualkeyboard, foram desenvolvidas no âmbito da Cátedra Indra-Fundação Adecco com a Universidad de Lleida, em Espanha para a investigação de tecnologias acessíveis como parte da estratégia de responsabilidade corporativa da empresa. As tecnologias acessíveis visam desenvolver soluções e serviços inovadores que facilitem o acesso à tecnologia e à integração social e profissional das pessoas com deficiência.

Por outro lado, a UTEL no esforço para promover o desenvolvimento ideal de todos os seus alunos, encaminha os seus serviços com uma visão inclusiva, na qual os alunos com deficiência podem explorar os seus talentos e contar com uma igualdade de oportunidades que os ajude a integrar a sociedade e o mundo do trabalho com sucesso.

«Gracias a esta alianza con Indra, nuestros alumnos con discapacidad podrán explotar de una mejor forma sus talentos»

«Graças a esta aliança com  a Indra, os nossos alunos com deficiência podem explorar melhor os seus talentos»

No âmbito da assinatura do presente acordo, Hernán Moyano, vice-reitor institucional da UTEL, comentou: «a missão da Universidade é melhorar a vida das pessoas através da educação, e parte dela é proporcionar-lhes as ferramentas necessárias para impulsionar o desenvolvimento pessoal e profissional». «Graças a esta aliança com a Indra, os nossos alunos com deficiência podem explorar melhor os seus talentos. Queremos atender a essa demanda educativa, gerando conhecimento para cenários de inclusão mediados com tecnologia, «acrescentou.

No âmbito de um modelo de inovação aberta, a Indra colabora com mais de 250 instituições de conhecimento através de acordos com mais de 180 universidades e centros de investigação, 68 deles a nível internacional, e conta atualmente com 25 Cátedras Universitárias, três deles fora de Espanha, mais concretamente no México, Argentina e Brasil.

A tecnologia é eficaz e útil para a sociedade na medida em que pode ser facilmente utilizada por todos. A Indra e a Universidade UTEL querem contribuir para atingir este objetivo, fomentando a investigação e o desenvolvimento de projetos com uma finalidade social: tornar a tecnologia acessível a todos.