Estágios profissionais aterram na Costa Rica

buenaspracticas_costarica

Tem uma deficiência? É estudante universitário? À procura de estágios profissionais de qualidade? Um novo programa responde a todas estas perguntas (e mais).

Moradores da cidade da Costa Rica de Palmares de Alajuela têm um programa que visa trazer oportunidades de emprego para alunos com deficiência. “Empleate” é o nome deste novo sistema inclusivo, promovido pelo Ministério do Trabalho e Segurança Social, o município de Palmares.

Esta iniciativa pretende trazer a inclusão do trabalho para aqueles que têm mais dificuldades para conseguir emprego. Para dar início ao processo, o colégio deverá emitir um relatório sobre o estudante onde deve estar determinada a sua área profissional.

Além disso, os alunos recebem um subsídio para cobrir despesas de ambos na Universidade, como o pessoal (transporte, alimento, materiais, medicamentos…). Apesar do programa ter um espírito muito nobre (iniciado em janeiro de 2015), em apenas dois meses apenas foram integradas duas pessoas com deficiência.

O responsável por selecionar estagiários (de acordo com o estatuto económico) é o Ministério do trabalho. Desta forma são priorizados os casos qualificados de extrema pobreza pelo Instituto de Assistência Social (IMAS).

Para terminar uma pequena reflexão sobre o assunto. Cada dia mais países latino-americanos se juntam a favor da inclusão do trabalho de jovens com deficiência. Uma iniciativa insignificante para alguns, mas essencial para muitos outr@s.

Ana_Avatar

Ana