Propiciam as universidades a inclusão das pessoas com incapacidade?

Com motivo do III Encontro de Reitores Universia Rio 2014, Fundação Universia propõe um debate sobre a inclusão das pessoas com incapacidade na universidade, aberto à participação de todas as pessoas interessadas.

Com caráter geral, na política universitária se proclama o direito das pessoas com incapacidade ao acesso de estudos superiores, mas não todas as universidades têm em conta de maneira efetiva a este tipo de estudantes e não adaptam o meio e as atividades a suas necessidades.

Este debate cuenta con dos posturas a elegir: por un lado, una postura positiva (B) en la que se afirma que se está avanzando adecuadamente para conseguir la inclusión de las personas con discapacidad en el sistema universitario a través de diversas acciones encaminadas a este fin y, por otro lado, una postura menos positiva (A) en la que se hace referencia al alto coste que supone conseguir una accesibilidad óptima y por tanto, no entra dentro de las prioridades de la universidad.

Pelo momento, um 80% dos votantes está a favor da postura B e só um 20% está a favor da postura A.

Em Fundação Universia cremos que ainda que há duas posições a debater, é possível que tenha um ponto intermédio e por isso queremos conhecer tua experiência. A maioria das universidades que deixou sua opinião são universidades espanholas, mas também nos agradaria saber a opinião das universidades latinoamericanas.

A nível particular, creio que a universidade em Espanha está levando a cabo muitas ações de inclusão para os estudantes com incapacidade. Quase a totalidade das universidades espanholas dispõem de Serviços de Atendimento à Incapacidade, nada que ver com faz uma década, quando mal existiam estes serviços. Graças a seu labor, cada vez há uma maior inclusão e sensibilização, aumentando cada curso o número de estudantes com incapacidade matriculados em estudos superiores (no curso 2013-2014 há 21.942 pessoas com incapacidade matriculadas). Entre as ações de inclusão levadas a cabo nas universidades espanholas, destacam as seguintes: isenção de pagamento de taxas, adaptações curriculares, jornadas de sensibilização, bolsas, acessibilidade web, acessibilidade física, intérpretes de LSE, orientação trabalhista, etc.

Ainda fica caminho por percorrer para conseguir uma plena inclusão dos estudantes com incapacidade, mas pouco a pouco se vão conseguindo novos reptos. Agora a pergunta é… tua universidade está levando a cabo aciones de inclusão?

carol-avatar02

Carolina