Universidad Autónoma de Tamaulipas aposta na inclusão de alunos com deficiência. México

universidad de tamaulipas

A Universidad Autónoma de Tamaulipas (UAT ) é uma instituição inclusiva e de portas abertas que recebe e apoia os alunos com deficiência, através de bolsas de estudo e recursos tecnológicos para que os alunos se prepararem e concluam com êxito a sua formação.

Atualmente, o centro apoia mais de 60 alunos beneficiados com bolsas que cobrem as despesas totais dos seus estudos. Além disso, o centro organiza todos os semestres uma reunião para que conheçam os regulamentos, benefícios e etapas que podem ser feitas através do CODIS-UAT. Outra das atividades desta área é difundir a total abertura da Universidade para receber e apoiar os jovens com deficiência.

Um dos objetivos da universidade é que o processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência, seja igual ao dos restantes alunos. Para fazer isso, eles têm um sério apoio tecnológico. “Existem calculadoras com voz e gravadoras. Trata-se de aproximar a tecnologia e infraestruturas necessárias para o desenvolvimento”, disse Martha Ruth Reyes da Coordenação de Atenção a Pessoas com Deficiência (CODIS-UAT).

Além disso, o centro estabeleceu convénios com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (STPyS) para reforçar a inclusão do trabalho. Isto facilita que os alunos com deficiência do centro tenham um maior acesso ao emprego, de acordo com o seu perfil profissional