Universidad Nacional de Salta aposta na inclusão de alunos com deficiência. Argentina

universidad, discapacidad, argentina, UNSA
O Comitê para a integração das pessoas com deficiência (CIPED) da Universidad Nacional de Salta (UNSA)

trabalha há vários anos em iniciativas inclusivas para garantir que esta instituição é acessível a tod@s.

A Comissão conta vários representantes de diferentes áreas de académicos e administrativas. “Formamos uma comissão Interuniversitária de deficiência e direitos humanos,” explicou a coordenadora María Cecilia Gramajo. “Abordamos a temática da deficiência na ótica dos direitos humanos. O acesso à educação é um direito inalienável”.

As tarefas que o CIPED aborda procuram trazer igualdade de oportunidades de acesso à Universidade sob três linhas fundamentais de trabalho: a acessibilidade ao espaço físico, a dimensão comunicacional e a académica. Além disso, promovem a inclusão das pessoas com deficiência na vida universitária. Sejam estudantes, professores, pessoal de apoio à Universidade ou licenciados.

Mas suas atividades não se ficam por ali. Também procuram estabelecer ligações com outras instituições para desenvolver ações conjuntas ou recomendar o desenvolvimento de projetos universitários de ensino e investigação sobre deficiência. Algumas das suas iniciativas estão ligadas ao transporte urbano, convénios com instituições médicas ou assistência médica, entre outros.

Sucessos alcançados

Na Universidad Nacional de Salta já se concretizaram projetos com vista a eliminar barreiras arquitetónicas através da instalação de elevadores, passagens ou rampas de acesso. Também foram criadas casas de banho adaptadas para pessoas com deficiência e foi criado um estacionamento exclusivo.

“Temos reforçado o conceito de Universidade inclusiva, de forma a estar acessível a todas as pessoas com deficiência que queiram entrar, independentemente do tipo de deficiência que possuam,” confessou Eudora Ignes, membro da Comissão. “Temos trabalhado em conjunto com a Secretaria Académica para formar tutores, para estarem presentes na comissão da admissão de alunos, para que saibam que podem ter livros digitalizado ou que podem estar acompanhados caso tenham dificuldades em aceder ao professor”.  O objectivo de todas estas medidas é aumentar o número de alunos com deficiência na Universidade.

Se pretende obter mais informações, por favor clique AQUI.