A Universidade Aberta luta pela igualdade

Stock photo: Vasco da Gama BridgeStock photo: Vasco da Gama Bridge

O que acontece se juntarmos Portugal + educação + deficiência? Esta mistura pode apenas dar como resultado uma boa ideia (e melhor projeto) que lidera a Universidade Aberta. O nosso país vizinho demonstrou o seu apoio a pessoas com deficiência visuais ou auditiva e que querem ter acesso ao ensino superior.

Sob o lema ‘ISOLearn para IES’, que significa algo como “Aprendizagem e Inovação Social para as instituições de ensino superior”, o programa é responsável por fornecer as condições necessárias para promover a igualdade de oportunidades a todas as pessoas.

A Universidade colabora com ACAPO (Associação de cegos e deficientes visuales de Portugal) e o APS(Associação Portuguesa de surdos), esse corresponde no nosso país à ONCE, à CNSE e ÀFIAPAS. A Fundação Calouste Gulbenkian também faz parte deste projeto, coordenado pelo Professor José Porfírio, Professor do departamento de ciências sociais e gestão da Universidade Aberta.

‘ISOLearn for HEI’ tem sido um dos três projetos escolhidos por Portugal neste tipo de programa Erasmus. Mas… o que é o programa Erasmus+ É um novo programa Europeu de educação, formação, juventude e desporto. Esta iniciativa é, portanto, uma abertura de portas a nível Europeu.

Uma vez que os dados estão lançados,  temos espaço para um pouco de reflexão. A Universidad Aberta juntou-se a muitas universidades que lutam pela igualdade de oportunidades. Cada vez mais são os países e centros que se juntam a esta iniciativa e menos as universidades e as pessoas que são deixadas para trás.

Quer saber mais? CLIQUE AQUI

Ana_Avatar