UNNE-CONADIS vai trabalhar sobre a integração das pessoas com deficiência

alt="UNNE"

O III Congresso Internacional sobre Deficiência teve lugar em Resistência (Argentina) de 19 a 21 de agosto de 2015 e teve um propósito claro: gerar uma linha de pensamento que ampliasse a visão sobre a diversidade. Em suma, os objetivos deste congresso foram definidos em três palavras: debater, gerar e unificar.

Sem dúvida, este encontro foi muito frutífero e os primeiros resultados já chegaram: a reitora da UNNE, a Professora Maria Delfina Veirave assinou um convénio de cooperação com a Presidente da Comissão Nacional Assessora para a integração das pessoas com deficiência (CONADIS), Professora Silvia Bersanelli.

Este convénio permitirá que as acções de formação, assistência técnica e fortalecimento institucional da UNNE por parte da Comissão Nacional que terão início no mês de outubro de 2015. As linhas de formação foram definidas no campo da Convenção Internacional para a Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (à qual o país aderiu e tem hoje classificação constitucional), Vida independente e emprego, Linguagem adequada e comunicação inclusiva e a deficiência no novo Código Civil.

No ato estiveram além da Lic. Rosana Alasino, funcionária da CONADIS, a Coordenadora da Comissão Inter-Universitária Deficiência e Direitos Humanos do CIN Prof CIN Marcela Mendez e a Coordenadora da Comissão de Deficiência da Universidade Nacional de Cuyo Prof Alicia Reparaz. Acompanharam na cerimónia a Reitora o Secretário General de Extensão Universitaria Lic. Juan Irala e o Diretor do Projeto Desenho Universal NEA Arq. Julio Putallaz.

“As linhas de formação serão: a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, vida independente e emprego, linguagem adequada e comunicação inclusiva e a deficiência no novo Código Civil”

Durante a reunião, a Sra. Reitora expôs os avanços em matéria de acessibilidade física nos vários campus, o Projeto Institucional apresentado à Secretaria de Políticas Universitária na Convocatória PODES e outras ações para a inclusão, como o Programa de Povos Indígenas. Por outro lado, a Professora Bersanelli colocou à disposição da UNNE as diferentes linhas de assistência no campo da inclusão e abordagem de incapacidade que o CONADIS dispõe e a sua capacidade de articulação com as diferentes áreas de governo.

A partir do convénio, ambas as instituições vão planear programas de ação conjunta, especialmente aqueles relativos à Difusão da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade, Trabalho, Educação, Assistência Social, Saúde e Reabilitação. Também estão a planeados projetos de formação e aperfeiçoamento de professores e investigadores.

O acordo terá a validade de dois anos, renovando-se automaticamente por igual período, a menos que as partes de comum acordo decidam rescindi-lo.