V Gala da Inclusão distingue as boas práticas inclusivas de pessoas e instituições

universidad_portugal_discapacidad

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Câmara Municipal de Leiria vão distinguir, na quinta edição da Gala da Inclusão, instituições e pessoas que se distinguem por serem casos de sucesso da aplicação de boas práticas na inclusão de pessoas com deficiência. Este evento, que é já uma referência a nível nacional no que respeita à inclusão e acessibilidade, decorre no sábado, dia 6 de dezembro, às 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Nesta iniciativa, que celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado a 3 de dezembro, será igualmente formalizada a oferta dos brinquedos recolhidos e adaptados para crianças com necessidades especiais no âmbito da campanha “Mil brinquedos, mil sorrisos”, às equipas locais de Intervenção Precoce do Alentejo e Algarve.

A V Gala da Inclusão premeia as boas práticas inclusivas nas áreas de “Media”, “Investigação aplicada”, “Cultura, desporto e lazer”, “Boas práticas de inclusão no mundo do trabalho”, “Acessibilidades” e “Mérito regional”. Nesta festa, a delegação de Leiria da ACAPO será galardoada com uma distinção honrosa, e o Porto Canal estará em palco para receber o prémio de “Media” com a reportagem “A vida além da deficiência”.

O júri desta iniciativa é composto por Rui Carreteiro, em representação dos pais das crianças com necessidades especiais, Adalberto Fernandes, do Instituto Nacional para a Reabilitação, e Jorge Fernandes, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A jornalista da RTP, Sandra Torres, e o humorista Pedro Ribeiro foram os apresentadores da Gala, que conta com o Alto Patrocínio da Primeira Dama, Maria Cavaco Silva.