*

VIII Feira de Trabalho para pessoas com deficiência em Madrid

257791_8906

9:00h

Ainda faltava uma hora para o início da feira, mas naquela sala respirava-se ilusão, movimento e muita vontade.

Faltava um quarto de hora já estava tudo preparado. Dei uma volta para ver os outros stands e fiquei feliz de ver novas empresas envolvidas nestas matérias. Também sorri ao ver empresas já veteranas que continuam com a sua tarefa.

Tic-Tac, tic…

10:00h

À hora certa começaram a entrar pessoas. Encheu em poucos segundos. Altos, bonitos, feios, magros, mais velhos, crianças, gordos inundaram o pavilhão 2 do Ifema de Madrid. Pessoas aparentemente diferentes, mas com uma aparência comum. A dor. Pessoas que sofrem por algo, mas que continuam com uma réstea de esperança nos olhos.

Em muito pouco tempo, o perfume fresco da ilusão tornou-se num cheiro de ansiedade, angústia e necessidade. Tornou-se desilusão de ver a pouca participação dos estudantes universitários, de filhos que decidem deixar a sua formação para um trabalho como um armazém, ou mais velhos, sem trabalho, mas com uma família para alimentar…

13:30h

A manhã passou a voar, e já faltava pouco para ter de ir embora.

Atraída por uma fila que se formava, acabei por me aproximar de um dos principais locais do encontro. Aquele canto vermelho pertencia à Fundación Universiaum lugar cheio de pessoas que precisavam de ajuda. Tinha sete pessoas a trabalhar intensamente: fizeram entrevistas, recolheram currículos e ainda orientavam empresas e pessoas com deficiência.

Apesar de não terem parado o dia inteiro, havia muitas pessoas para muito poucas empresas e empregos. Um desafio ambicioso e difícil de atingir, tendo sido necessário muito mais ajuda…

14:00h

Saí do recinto e um universo ficcional que é completamente diferente para a propagação anterior diante dos meus olhos. Um mundo feito de plástico e de aparências, onde é mais importante a capa do que o livro. Um sítio em que não há espaço para o ser humano. Um mundo artificial de máquinas. E perante tudo isto apenas uma pergunta, sós seremos capazes?

Existem muitas empresas, pessoas e governos que praticam todos os dias, e apesar de estarmos muito avançados nessa área é ainda um longo caminho a percorrer.

Tic-tac, tic…

Ana_Avatar

 Ana

 

 

Leave A Comment

Online Shopping in BangladeshCheap Hotels in Bangladesh